Curiosidades de Bombinhas
Voltar para o blog

Curiosidades de Bombinhas

CRUZ DA PRAIA DE FORA

Um símbolo de tradição e devoção na Praia de Quatro Ilhas

 

 

Contam os pescadores nativos que uma cruz de madeira apareceu na praia de Quatro Ilhas há quase 200 anos. Com este aparecimento da cruz, depois de muito tempo sem uma boa safra de pesca, aconteceu um grande lanço que cercou muitos peixes. Daí por diante, todos os anos os pescadores e a comunidade mantém uma cruz erguida nas dunas da praia.

 

No dia 03 de maio, dia de Santa Cruz, é comum ver as mães, mulheres, filhas e netas dos pescadores enfeitarem a cruz com flores e realizando pequenas preces para que haja sempre fartura de peixes nas redes dos pescadores. 

 

 

OFICINAS LÍTICAS DA PRAINHA

Oficinas Líticas: um verdadeiro museu a céu aberto que traduz a história de nossos ancestrais

 

 

Testemunhas da ocupação do homem do Sambaqui (pré-histórico) em nosso litoral, as oficinas líticas, popularmente conhecidas como panela de bugre, eram utilizadas por homens para afiar e polir seus equipamentos de ferro e pedra, que serviam para a pesca e a caça. Na Prainha próximo da Praia de Bombinhas é possível encontrar estes vestígios dos primeiros habitantes do litoral catarinense, sendo praticamente um antigo museu a céu aberto com vestígios de dois a quatro mil anos atrás.

 

 

FESTIVAL DE EMBARCAÇÕES A REMO DE BOMBINHAS

Tradição, celebração e competição num evento de união entre a comunidade pesqueira do litoral catarinense

 

Em 2000, foi realizado o Primeiro Festival de Embarcações a Remo de Bombinhas como forma de unir a comunidade pesqueira para um evento cultural, esportivo e comunitário, que visava celebrar o aniversário do município de Bombinhas e também dar visibilidade às canoas de um pau só, ícones da pesca artesanal da tainha.

 

Em 2005, a rivalidade entre as equipes ultrapassaram os limites geográficos do município com a participação da Canoa “Osmarina” da comunidade do Pântano do Sul, em Florianópolis e desde então, todos os anos, diversas comunidades pesqueiras do litoral catarinense se fazem presente como Imbituba, Garopaba, Florianópolis e Balneário Camboriú, neste evento que une a comunidade pesqueira do litoral catarinense.

                                                                      

 

BEIJÚ

A herança ancestral ainda presente no cotidiano da comunidade bombinense

 

 

Considerado o “pão do índio” ou “pão do pobre”, o beijú é um alimento à base de mandioca produzido com a massa da raiz processada. O beijú foi fonte de sustento por muito tempo das famílias tradicionais de Bombinhas e um dos alimentos mais produzidos no século passado.

 

Atualmente, algumas famílias ainda produzem o beijú para festas familiares, eventos e festividades folclóricas. É possível saborear este alimento durante a Tarde do Beijú, evento organizado pela Fundação Municipal de Cultura toda primeira quinta-feira do mês (de abril a novembro) no Espaço Cultural Engenho do Miminho.

 

 

CAPELA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO

É a contradição para o ditado popular que afirma que 'um raio não cai duas vezes no mesmo lugar'!

 

Localizada em um dos pontos centrais da cidade, no alto do morro entre os bairros de Bombas e Centro, a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um local especial para conhecer durante sua passagem por Bombinhas. É a contradição para o ditado popular que afirma que 'um raio não cai duas vezes no mesmo lugar'!

A Capela foi construída em regime de mutirão pela comunidade e foi inaugurada em 1928. Em 1930 foi atingida por um raio e ficou parcialmente destruída. Em 1952 foi novamente atingida por diversos raios e por fim na década 70 outra vez raios destruíram a igrejinha deixando praticamente em ruínas. Em 2005, após ser adquirida por um empresário local e depois de quatro anos de planejamento e obras, foi reconstruída, reinaugurada e entregue a comunidade. 



Informações retiradas do site da Prefeitura de Bombinhas: CRUZ-DA-PRAIA-DE-FORA / OFICINAS-LÍTICAS / FESTIVAL-DE-EMBARCAÇÕES / BEIJÚ / CAPELA


Outros posts

  1. TPA - Taxa de Preservação Ambiental

    TPA - Taxa de Preservação Ambiental

    O que é a TPA ?  Durante a temporada de verão, entre meados de novembro e meados de abril, está em vigor a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas. Em atividade desde 2015, a medida é um...

  2. Prainha, Praia do Embrulho e Lagoinha

    Prainha, Praia do Embrulho e Lagoinha

    Prainha, Embrulho e Lagoinha são três pequenas praias, uma ao lado da outra, localizadas no costão direito da Praia de Bombinhas.PRAINHAA Prainha com apenas 60m de extensão, a Prainha é uma das locali...

  3. Praias da Costeira de Zimbros

    Praias da Costeira de Zimbros

    O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros possui 10 praias agrestes e acessíveis apenas por trilha ou pelo mar. A trilha que inicia na Praia do Cantinho, em Zimbros, margeia a costa passando pela...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Diego Investimentos Imobiliários

PLANTÃO LOCAÇÃO
(47) 99272-5518
TELEFONE FIXO
(47) 3430-0247
PLANTÃO VENDAS
(47) 99719-0932

Diego Investimentos Imobiliários

PLANTÃO LOCAÇÃO
(47) 99272-5518
PLANTÃO VENDAS
(47) 99719-0932